• Mariana Ferreira

Seguro Viagem: será que vale mesmo a pena contratar?


Algumas pessoas se fazem essa pergunta quando estão planejando uma viagem, achando que não vai acontecer nada e visando a economia. Pois eu já respondo de imediato: além de nos proporcionar maior tranquilidade, o seguro viagem é extremamente importante, uma vez que ele pode nos poupar dores de cabeça e até gastos exorbitantes em caso de algum imprevisto.


Mas afinal, você sabe como funciona a cobertura de um seguro viagem? Sabe quais despesas médicas estão inclusas? Se você não sabe ou ainda tem alguma dúvida, fique tranquilo, neste post vou te explicar melhor como funciona.


1. O que é a cobertura de despesas médicas hospitalares?

A cobertura para despesas médicas hospitalares consiste no valor que é disponibilizado para eventualidade médicas de acordo com o plano contratado. Essa cobertura garante o reembolso de despesas médicas emergenciais ou para o tratamento imediato decorrido de acidente pessoal ou doença aguda contraída durante a viagem.


1.1 Como acionar a cobertura de despesas médicas hospitalares e como é realizado o pagamento dessas despesas?

Em caso de alguma eventualidade, é IMPORTANTE que você entre em contato com a seguradora através dos telefones ou canais de atendimento disponibilizados na apólice para que a seguradora o encaminhe para a rede credenciada mais próxima. Neste caso, o pagamento das despesas médicas será feito pela própria seguradora diretamente com o hospital e/ou rede credenciada.


Caso você não tenha a possibilidade de fazer esse primeiro contato, como por exemplo se você for atropelado, você irá para o hospital mais próximo e, neste caso, irá arcar com as despesas médicas em um primeiro momento. Depois você solicitará o reembolso à seguradora, mediante toda documentação apresentada para comprovar o motivo pelo qual foi ao hospital, procedimentos que foram realizados, relação de valores gastos, e etc.


2. Qual a vantagem de contratar um seguro viagem?

A principal vantagem de adquirir um seguro de viagem é poder minimizar qualquer situação desconfortável que surja ao longo da sua viagem. Caso você precise de qualquer atendimento médico, por exemplo, com essa assistência você não precisará gastar nada além das suas despesas já previstas na viagem.


Junto a cobertura monetária das despesas contratadas, o segurado dispõe de toda assistência às coberturas, como assistência odontológica, fisioterapia, regresso sanitário, translado de corpo, orientação em caso de perda de documento ou cartão de crédito, auxílio para cobrir despesas em caso de cancelamento de viagem e um seguro em caso de invalidez permanente ou morte acidental.


3. Qual a diferença do seguro do cartão de crédito para o seguro viagem da seguradora?

A principal diferença é que, o seguro viagem do cartão de crédito escolhe qual plano o cliente pode utilizar e, muitas vezes, a cobertura disponibilizada não é a ideal para a viagem que o segurado está fazendo.


Além disso, por ser um serviço adicional, o seguro dos cartões de crédito trabalha majoritariamente com o serviço de reembolso, ou seja, caso você precise de atendimento no exterior, irá precisar desembolsar o dinheiro que tiver para pagar pelas despesas médicas.


Já com as seguradoras, é possível escolher o plano que melhor encaixa no tipo de viagem que a pessoa for fazer, garantindo a cobertura ideal, além de trabalharem com uma rede conveniada, onde o segurado não precisa pagar nada, caso necessite de atendimento.


4. Qual a diferença entre plano de saúde, seguro saúde e seguro viagem?

Os planos de saúde normalmente oferecem cobertura apenas dentro do estado onde o segurado contratou. Existem alguns planos que possuem cobertura nacional ou até internacional, porém, costumam ter um valor alto e não há grande necessidade de contratação, caso a pessoa não viaje muito.


O seguro saúde oferece ao contratante coberturas para consultas, exames, internações, análises clínicas e outras coisas relacionadas especificamente a saúde do segurado.


Já o seguro viagem garante cobertura para gastos com despesas médicas de urgência e emergência e cobre muitas outras eventualidades, como extravio de bagagem, traslado médico, traslado de corpo e até indenização em caso de acidentes que resultem em invalidez permanente ou morte do segurado.


Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância de viajar com um seguro, clique no banner abaixo e adquira o seu:


Utilizando o cupom MOCHILANDOPORAI5 você garante 5% de desconto.


O site do SegurosPromo consolida as informações de todas as seguradoras, e possui um comparador de coberturas e preços, onde o cliente define a melhor opção para seu perfil de viagem! Faça sua cotação e garanta o menor preço

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo