• Mariana Ferreira

Gramado e Canela: o charme da Serra Gaúcha

Localizada a aproximadamente 2 horas de Porto Alegre, Gramado se destaca por toda sua beleza e charme, com uma influência muito forte da arquitetura europeia, principalmente de estilo germânicos. Poucos destinos são tão receptivos assim, a cidade foi desenvolvida para receber bem os turistas e oferecer diversas opções de passeio – seja em museus, experiências, parques, etc.


Quando ir?


Antes de saber o que fazer em Gramado e Canela, é importante definir a data da viagem. Com quatro estações bem definidas, as cidades recebem turistas durante todo o ano. Porém, é na época de inverno e do natal que elas ficam bem mais movimentadas.


O Natal Luz é um dos maiores eventos do Brasil, geralmente inicia ao final de outubro e dura até meados de janeiro. A cidade recebe uma decoração natalina especial, o que cria um conceito fantástico e convida todos a vivenciarem momentos únicos. Além da decoração, acontecem vários espetáculos, shows e musicais que trazem a magia de uma das datas mais celebradas pelos brasileiros.


Já o inverno, nos meses de junho, julho e início de agosto, as cidades recebem muitos turistas que desejam curtir o friozinho da Serra Gaúcha aproveitando a boa gastronomia, com sequência de fondues e muito chocolate, além dos bons vinhos da região.


Quantos dias ficar?

De 4 a 7 dias pra poder conhecer tudo com calma!


Se não puder ou não quiser arriscar investir tantos dias nessa primeira viagem, não tem problema! A Serra Gaúcha permite que você volte outras vezes e sempre tenha novidades para experimentar.


Como chegar?

Uma combinação de meios de transporte é o mais comum para se chegar a Gramado e Canela: avião + carro, ônibus ou transfer.


O aeroporto com melhor estrutura e de fácil acesso é o Aeroporto Internacional de Porto Alegre - Salgado Filho. O mais próximo de Gramado é o Aeroporto de Caxias do Sul, porém as passagens aéreas costumam ser mais caras e não compensa.


Para sair do aeroporto, algumas pessoas contratam serviços de traslado ou alugam carros nas locadoras do aeroporto. Também possui um meio mais barato que é o ônibus da Citral. Essa linha passa pela rodoviária e, em seguida, pelo aeroporto (tanto na ida quanto na volta);


Como se deslocar na cidade?

Como são cidades pequenas, a principal dica é andar a pé. Além de ser de graça você pode aproveitar para explorar cada cantinho e tirar muitas fotos. Também é possível alugar bicicletas.


Existe também a opção do Bustour. Ele faz uma rota pelos principais pontos turísticos das duas cidades e você tem total liberdade, descendo somente nos pontos que desejar e desfrutando das atrações o tempo que julgar necessário. Você pode pegar o Bustour em qualquer parada do roteiro e a qualquer hora, além de embarcar e desembarcar quantas vezes quiser, dentro do período de utilização contratado.


Mas se preferir você pode se locomover de táxi ou uber, existem diversos motoristas espalhados pela cidade e é fácil solicitar o serviço.


O que fazer em Gramado e Canela?


Agora chegou a hora de descobrir o que fazer em Gramado e Canela! Vou contar um pouco sobre o meu roteiro e dar dicas sobre as atrações em um outro post.


Mas de início você já pode ter em mente que as cidades agradam a todos os públicos, estilos, idades e gostos.


Você pode iniciar conhecendo o centro da cidade, um breve passeio pela famosa Avenida Borges de Medeiros e você verá a Paróquia São Pedro, a Rua Coberta, a Fonte do Amor Eterno e também a Praça das Etnias, onde fica a Casa do Colono, com deliciosos pães e cucas assados na hora. Para qualquer lugar que você olhe, você irá se encantar. A linda arquitetura, o clima e os aromas que se misturam no ar, tudo isso torna a cidade especial para quem sabe apreciar os pequenos detalhes.


Você ainda pode passar pelo Lago Joaquina Rita Bier, um lugar cercado por pinheiros e araucárias que convida a todos a pararem e observarem sua beleza. Mais a frente está o famoso Lago Negro, um dos lugares mais procurados pelos que visitam a cidade e não é por menos. É ótimo para uma caminhada, para sentar e relaxar e também rende ótimas fotos.


A Av. das Hortênsias liga Gramado e Canela e nela estão diversas atrações, como as fábricas de chocolate da Prawer e da Caracol, os museus do Grupo Dreamland, como o Museu de Cera, Harley Motor Show, Super Carros e o Hollywood Dream Cars.


O parque Mini Mundo é uma ótima opção que encanta crianças e adultos com as suas réplicas 24 vezes menores do que as construções originais. O Snowland é um parque de neve fechado que trazem alegria àqueles que visitam o lugar. Você pode aprender a esquiar, andar de snowboard, patinar no gelo ou simplesmente curtir a 'neve' e tomar um chocolate quente no meio das baixas temperaturas.


Em Canela, está a famosa Catedral de Pedra, um dos principais cartões-postais da cidade. Também está localizado o Parque Estadual do Caracol, que atrai diversos turistas em busca da Cascata do Caracol, com seus 131 metros. Ao lado, no Parque das Serras, estão os bondinhos aéreos que permitem uma outra visão da cascata.


Também em Canela, você encontra ainda lugares como o Parque da Ferradura, onde está a atração SkyGlass e possui algumas trilhas interessantes para quem busca um contato maior com a natureza. O Castelinho Caracol, é um museu que serve o considerado "melhor apfelstrudel da serra". E ainda as atrações que são boas para quem está com crianças, como o Alpen Park e o Parque Terra Mágica Florybal.


E para o público adulto, ainda tem ótimas cervejarias e vinícolas para conhecer, além dos mais diversos restaurantes que vão desde os mais simples aos mais renomados, alguns com jantares temáticos inesquecíveis.


São tantas coisas para fazer em Gramado e Canela que você só consegue pensar que foram cidades projetadas para agradar a todos os públicos e realmente esse é um dos destinos mais procurados no Brasil.


Já conheceu essas cidades ou tem vontade de conhecer? O que achou? Conta aqui nos comentários suas experiências!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo