• Mariana Ferreira

Barra de Guaratiba - RJ: Trilha para a Praia do Perigoso + Pedra da Tartaruga

Atualizado: Mai 19

Barra de Guaratiba fica localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro e é cercada por natureza, também é super famosa por ser um polo gastronômico de frutos do mar. Possui praticamente um restaurante ao lado do outro e é uma ótima recomendação parar em um deles ao voltar da trilha, com certeza não irá se arrepender!


Mas além disso há outras surpresas por lá como as 05 Praias Selvagens (Praia dos Búzios, Praia do Perigoso, Praia do Meio, Praia Funda e Praia do Inferno), a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Telegrafo. Hoje vou falar sobre a Praia do Perigoso e a Pedra da Tartaruga.


Iniciando a trilha

O acesso para a trilha é feito pela Rua Parlon Siqueira, na Praia do Canto. Ao final da praia, você irá subir por uma escadaria, ela possui uma boa sinalização, mas caso você se sinta perdido pode perguntar a alguns dos moradores locais e eles irão lhe indicar o caminho. Ao todo, a trilha para a Praia do Perigoso tem cerca de 1,5km de extensão e dura aproximadamente 40 minutos de caminhada, em nível moderado.


Também tem a opção de chegar lá através de barco, com preços a partir de R$ 30,00


A Praia do Perigoso faz parte do Parque Estadual da Pedra Branca, que conta com mais de 12 mil hectares de áreas preservadas.


Quase toda a trilha tem uma vista muito bonita para o mar. Você vai poder apreciar a Pedra da Tartaruga bem antes de chegar até ela!


A Pedra da Tartaruga é uma formação rochosa com 98m de altitude. Ela tem esse nome devido a enorme semelhança da pedra com o casco e a cabeça de uma tartaruga.



A trilha da Pedra da Tartaruga e Praia do Perigoso fazem parte de um conjunto de trilhas para outras praias e até mesmo para a Pedra do Telégrafo. Isso quer dizer que você vai encontrar algumas bifurcações pelo caminho, então você vai precisar estar atento às placas de sinalização.


Praia do Perigoso

Embora pelo nome ela pareça ser um destino arriscado, a Praia do Perigoso não oferece perigo algum. Na verdade o nome surgiu de uma lenda urbana. Segundo os moradores da região, a praia foi abrigo, durante muito tempo, de um presidiário que escolheu a região para se refugiar. Isso fez com que alguns visitantes na época se afastassem e isso acabou atribuindo ao destino a fama de “perigoso”. Hoje, a praia é tranquila e não há motivos para se preocupar. Há também uma outra lenda que diz que a praia é responsável por muitas mortes por afogamentos por conta da forte correnteza.


Na verdade, o mar é bom para banho, mas o cuidado deve ser redobrado! Lembre-se que não tem salva-vidas no local. Então respeite a natureza!


A @trilhandoguaratiba colocou um balanço e uma rede na praia, um atrativo que conta com toda segurança e uma vista absurda. Foi uma ideia muito bem pensada e que acaba sendo uma atração a mais para quem visita.


Para tirar a foto no balanço, é cobrado um valor simbólico de R$ 10,00


Essa praia também é muito usada para camping, principalmente aos finais de semana.


Como a praia fica localizada em uma área de preservação ambiental, não há comércio ou vendedores ambulantes por sua extensão, então os visitantes costumam levar seu próprio lanche e garrafas d'água. Apesar que da última vez que eu fui, por ser próximo a um feriado, havia um vendedor ambulante, mas não conte com isso pois não é certo. Lembre-se: levar o seu saquinho de lixo para recolher os resíduos e ajudar a manter a beleza do local é indispensável.


Pedra da Tartaruga

A partir da praia, faça uma caminhada de aproximadamente 15 minutos para chegar ao topo da pedra. Apesar de um trecho da trilha ser totalmente íngreme, a subida é tranquila.


A vista é incrível a qualquer hora do dia! Do alto da pedra você consegue ver todas as praias selvagens, a praia de Grumari, Prainha, Praia do Recreio, Pedra do Pontal, Praia da Barra e até a Pedra da Gávea, bem mais ao fundo.


O local também é famoso para a prática de rapel, então se você encontrar equipes praticando, você pode dar um plus ao seu passeio com um pouco mais de adrenalina.




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba novas dicas de viagens do Mochilando por Aí!

2021 © Design por Mariana Ferreira.