• Mariana Ferreira

6 dicas para comprar passagem aérea mais barata


Já decidiu para onde vai nas suas próximas férias mas está preocupado com os gastos excessivos? Pois eu vou mostrar a você que é possível economizar e pagar mais barato em uma passagem aérea.


1. Seja flexível em relação as datas da viagem

O primeiro passo é não ter apenas uma possibilidade para a data de ida/volta. Pesquise também os preços nos dias próximos a essa data, pois é normal que exista variação ao longo da semana e você poderá economizar uma grana se souber usar isso a seu favor!


O dia da semana em que você viaja faz muita diferença, entretanto tudo irá depender do seu destino final. Voos na terça ou quarta-feira costumam ser mais em conta, porém isso não é uma regra universal, então vale a pena ter uma flexibilidade para pesquisar as melhores opções.


2. Compre com antecedência

As passagens aéreas são vendidas por classes tarifárias, isso quer dizer que há um limite de passagens que podem ser emitidas com determinada tarifa.


Hoje a companhia aérea vai disponibilizar a melhor tarifa possível, mas caso a classe tarifária tenha esgotado, você logicamente irá ver um aumento no preço final, sendo assim, você passa a ver a próxima tarifa mais barata disponível. Isso é mais comum com passagens internacionais, porém podem ocorrer com frequência em voos nacionais e daí a importância de comprar seu voo com antecedência.


Mas também não precisa ser tão ansioso e comprar passagem tão antes da hora, o recomendado é pelo menos 60-90 dias de antecedência para voos nacionais e 90-120 dias para voos internacionais.


O ideal é ficar de olho constantemente e seguir a terceira dica.


3. Acompanhe promoções de passagens

Atualmente existem diversos sites e aplicativos em que é possível buscar as menores tarifas em várias companhias aéreas simultaneamente, acompanhar as variações de preços e ainda receber notificações sobre determinado destino e promoções.


Assim, sempre que uma promoção surgir, você fica sabendo na mesma hora. Essa é a melhor maneira de aproveitar cada oferta imperdível que é lançada pelas empresas.


Alguns sites/aplicativos que eu super indico:

Passagens Promo

Passagens Imperdíveis

Skyscanner

Melhores Destinos

Google Flights


Estes sites também permitem que você defina um alerta por e-mail, para quando houver variação significativa no preço.


4. Fuja de feriados/férias/alta temporada

Em geral, nos feriados, férias e final de ano, os destinos recebem um maior fluxo de turistas e com isso a procura - e consequentemente as tarifas - costumam aumentar bastante.


Fuja desses períodos para economizar mais, além da tranquilidade de viajar fora de temporada, sem toda aquela muvuca. As semanas antes e depois de datas festivas possuem tarifas mais econômicas, pois são consideradas de baixa temporada, então prefira esses dias.


5. Faça rotas alternativas

Você pode verificar aeroportos próximos do seu destino final, nem sempre a cidade mais badalada é a melhor opção. Então, essas rotas alternativas podem fazer uma boa diferença nas suas despesas e ainda permitem que você conheça outros lugares.


Por exemplo:

Se você quer viajar para Balneário Camboriú, o aeroporto mais próximo é o de Navegantes, com 16km de distância, logo essa é a primeira opção de muitos pela comodidade.


Mas vale a pena verificar também voos para Florianópolis, que está a aproximadamente 87km de distância, ou até mesmo voos para Joinville, cerca de 80km de distância. Então você tem 3 possibilidades para encontrar ótimas tarifas perto do seu destino final, além de poder dar uma esticada e aproveitar alguns dias em uma dessas cidades.


Por outro lado, confira quais as possibilidades de deslocamento desses aeroportos até o local onde você irá se hospedar. De nada adianta você economizar R$ 100,00 com a passagem e depois gastar R$ 200,00 com transporte, sendo que se você tivesse usado o outro aeroporto poderia fazer esse percurso de metrô.


6. Programas de Milhas

Essa é uma dica que parece óbvia, mas nem todos sabem o quanto pode ser vantajoso usar os pontos acumulados em cartões de crédito e em programas de fidelidade. Você pode se cadastrar em vários programas para ter maiores possibilidades ou focar em apenas um para acumular mais rapidamente.


Toda vez que um voo for adquirido, basta utilizar o seu número para acumular milhas e então aproveitar as ofertas. Algumas companhias também tem parcerias, que permitem que você junte pontos se fizer compras nos sites parceiros. Além disso, ainda é possível comprar pontos, em épocas como a Black Friday eles chegam até 70% de desconto e isso pode ser vantajoso se você estiver de olho em um destino mas ainda não tiver alcançado os pontos necessários.


Gaste um tempinho analisando as condições de cada cartão de crédito e dos programas de fidelidade/milhagem.


Agora que você já sabe como comprar passagem aérea barata, comece a sua busca aqui mesmo


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba novas dicas de viagens do Mochilando por Aí!

2021 © Design por Mariana Ferreira.